Endereço

Universidade Federal de Viçosa

Departamento de  Engenharia Elétrica

Campus UFV

CEP: 36570-900 – Viçosa – MG

Fone: (31) 3899-3266 /4087 / 4108

E-mail: del@ufv.br

Apresentação

A Engenharia Elétrica é um dos ramos tradicionais das engenharias e está ligada ao dia-a-dia do cidadão. Os temas comentados diariamente na mídia, como geração, transmissão e distribuição de energia, telecomunicações, telefonia digital, transmissão de dados, computadores, automação de indústrias, conservação de energia, racionamento e corte no fornecimento de energia elétrica, fazem parte do trabalho do Engenheiro Eletricista. O mundo moderno depende muito dessa profissão, que está em alta no mercado de trabalho.

A alta demanda em vestibulares por vagas em cursos de Engenharia Elétrica (no vestibular 2009, o curso da Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve relação candidato/vaga de 14,53) e áreas correlatas em todo o Brasil indicam a necessidade de profissionais nessa área. Essa demanda é real nos diversos ramos dessa engenharia, como: instrumentação, processamento de sinais, telecomunicações, eletrônica industrial, sistemas de potência (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica), controle e automação, racionalização do uso da energia elétrica, computação (hardware e software) além de especialidades mais emergentes, como a Engenharia Biomédica.

A formação do Engenheiro Eletricista na UFV procura levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão quanto as novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas, especialmente as oriundas da rapidez com que ocorrem as transformações científicas e tecnológicas.

O curso visa dar uma formação de engenheiro empreendedor, por meio do oferecimento de disciplinas nas áreas de administração, economia e direito, dentre outras, tendo sido estruturado para dar uma formação básica de engenharia, composta do conjunto de conhecimentos comuns a todo Engenheiro Eletricista.

Além disso, o estudante receberá uma formação específica, através de um grupo de disciplinas optativas primárias, correspondente ao conjunto de conhecimentos que compõem cada uma das áreas de atuação: Controle e Automação, Eletrônica e Sistema de Potência. Essas três áreas aumentam o leque de atuação do profissional e lhe permitem melhor adaptação ao mercado, em função de suas necessidades.

O aluno também deverá cursar um conjunto de disciplinas optativas secundárias, especificadas em quatro grupos distintos: Geoagrárias, Computação, Produção e Ciência dos Materiais. Esses grupos compõem áreas afins à engenharia, que já estão consolidadas na estrutura do ensino de graduação da UFV. O oferecimento dessas disciplinas constitui uma característica própria do curso, fato que o distingue dos seus similares oferecidos no país.

Turno: Integral

Carga Horária: 3600 Horas/Aula Estágio: 180 h

Vagas: 40 vagas anuais.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress